sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Farmacocinética

Olá, meus caros leitores! Como já havia dito, o blog irá abordar em sua maioria, temas da área de radiologia, mas também abordarei outros temas que envolva a área de saúde. Por que, querendo ou não, nós profissionais em radiologia acabamos convivendo com outros mestres da saúde, então, conhecimento nunca é de mais. Aproveitem!

Farmacocinética é a nomenclatura dada para a movimentação do farmaco no organismo, dividida em 4 etapas:

  1. Absorção
  2. Distribuição
  3. Metabolismo
  4. Excreção 
1. A droga é absorvida pelo organismo (via oral) lipofílica, passando pelo fígado, ocorrendo o efeito de primeira passagem. (Mas Victor, o que é esse efeito?) Efeito de primeira passagem é um efeito que o farmaco sofre ao passar pelo fígado, geralmente perdendo 30% do seu efeito, chegando apenas 70% da droga na corrente sanguínea.  Esses 70% do farmaco que alcança a corrente sanguínea, essa porcentagem é chamada de Biodisponibilidade. No caso dos medicamentos ingerido por via oral, a biodisponibilidade NUNCA será de 100%, pois ocorre o efeito de primeira passagem, já os intravenosos e os inalatórios, não ocorrem esse efeito, sendo assim, tendo biodisponibilidade de 100%. Lembrando, como falei no inicio, a droga entra no organismo lipofílica sendo transformada pelo fígado em hidrofílica (Dissolve em água).

2. Como o próprio nome já diz, a distribuição ocorre quando a droga se espalha pelo organismo, ocorrendo a metabolização ou bio transformação*
*Fenômeno que ocorre quando o fígado inativa a droga, deixando-a hidrofílica, para ser excretada no processo de excreção.

Conceitos:
  • Volume de distribuição - Valor que representa a capacidade da droga sair do sangue e migrar para o tecido. Quanto mais droga no tecido, menos droga no sangue.
  • Droga livre - Capacidade da droga não se ligar a nenhuma proteína.Tempo de meia vida - O tempo de vida da droga. Sendo sempre improporcional ao volume de distribuição, quando um for maior, o outro será menor.

3. Momento onde ocorrem as reações químicas, modificando a droga de lipofílica, para hidrofílica.

4. Finalmente, o momento da saída do medicamento do organismo, a excreção. É o processo em que a droga é eliminada do organismo de forma inalterada, como produto da bio transformação.

Principais vias de excreção:
  • Renal - Quanto a droga hidrofífica.
  • Fezes - Quanto as drogas que não foram absorvidas no gastro intestinal, ou um medicamento com um alto peso molecular.
  • Respiratória - Em casos de substâncias voláteis.
  • Biliar - Farmacos com alto peso molecular.
  • Circulação entero-hepática - Drogas que saem juntamente com a bile, podem ser reabsorvidas no intestino (duodeno), gerando uma prolongação do seu efeito.


  Procure sempre um médico antes que começar a utilizar qualquer medicamento.*

Um comentário:

  1. Adorei esse site, conteudo com facilidade de aprendizado. Amei!

    ResponderExcluir

LinkWithin